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Orange Days (2004)
75%
Avaliação dos usuários
Sinopse
Filipe Manuel Neto
Escrita em 8 de Setembro de 2018**Um espectáculo de CGI altamente crítico à religião.** Esta é a adaptação de "Northern Lights", o primeiro de uma colecção de livros de fantasia chamados "His Dark Materials" de Philip Pullman, um escritor famoso por ser ateu, anti-cristão e anti-religioso, algo que é muito claro no livro. Chris Weitz (director/argumentista) fez um enorme esforço para moderar isso, já antecipando as críticas dos sectores religiosos, mas a verdade é que é muito difícil fazer um filme bom a partir de um mau livro, tão extremista que parece ter sido escrito como uma espécie de propaganda doutrinária infantil para educar as crianças no secularismo e ateísmo... então não acho surpreendente que os boicotes e críticas tenham acontecido mesmo assim. A história passa-se num mundo onde as almas das pessoas vivem fora dos seus corpos, acompanhando-as na forma de animais chamados "Daemons". A semelhança da palavra e do termo inglês para demónio, de conotação anticristã, não deve ser uma coincidência. Neste mundo há uma autoridade chamada Magisterium, de ares ditatoriais e totalitários, que tenta esconder a existência de outros mundos, outras realidades e verdades que não são convenientes. Claro, a escolha de uma palavra em latim para essa entidade político-religiosa é um claro ataque à Igreja Católica Romana, que é frequentemente acusada pelos ateus de não aceitar algumas inovações científicas e filosóficas, e de promover o obscurantismo. Assim, a partir desta base, totalmente distorcida pelas opiniões pessoais do autor do livro, nasceu um roteiro complexo, que o filme não consegue explicar. O filme assume (erradamente) que o público conhece os livros mas, sendo livros difíceis de encontrar fora do universo anglófono, sente-se grande dificuldade em entendê-lo. Há várias estrelas aqui mas nem todas tinham personagens para igualá-las. Daniel Craig, por exemplo, só tem algum protagonismo no começo. Então desaparece, fazendo apenas algumas aparições episódicas. No entanto, a personagem é uma dos mais importantes e é mencionada nos diálogos, mesmo que isso não importe para o actor, que teve pouco trabalho aqui. Ian McKellan é excelente a dar voz ao urso polar Iorek Byrnison e Nicole Kidman é elegante e agradavelmente maliciosa, mas também não tinha espaço para fazer uma grande vilã. Eva Green faz uma pequena aparição noutro papel de bruxa. Dakota Blue Richards, uma pequena actriz infantil, é a grande estrela. Ela faz um bom trabalho, mostra alguma habilidade mas, claro, isto não será a sua "magnum opus" se ela continuar a sua carreira. O filme tem óptimos efeitos visuais, bom trabalho de computação gráfica e bons efeitos sonoros que tornam tudo razoavelmente digerível, mas não podem apagar os erros de roteiro. A banda sonora é totalmente esquecível, o que é prejudicial para um filme de fantasia. Finalmente, há mais um problema neste filme, evidente no seu final aberto: devia ter havido uma sequela para fechar a história mas os críticos e o público religioso, aliados aos resultados fracos de bilheteira, condenaram à nascença qualquer iniciativa de continuidade. Algumas pessoas ainda falam disso mas a verdade é que já passaram dez anos desde que o filme estreou, então acho que é mais provável que a sequência não aconteça mais. Talvez isso seja uma coisa boa, dado o mau material original.