Romeu + Julieta
No ar Assista Agora

Romeu + Julieta (1996)

01/11/1996 Drama, Romance 2h 0min

68%

Avaliação dos usuários

play Reproduzir trailer

Meu único amor surgiu do meu único ódio.

Sinopse

Nesta versão para os dias de hoje da peça de Shakespeare o cenário é Verona Beach. Os Capuleto e os Montéquio, duas famílias que sempre se odiaram, têm rixas sem cessar, mas isto não impede que Romeu (Leonardo DiCaprio), um Montéquio, se apaixone pela bela Julieta (Claire Danes), uma Capuleto. Entretanto, uma apresentadora de televisão anuncia que este amor profundo acabará gerando trágicas conseqüenciais, em virtude desta insana rivalidade familiar.

Críticas
Filipe Manuel Neto

Filipe Manuel Neto

Escrita em 26 de Junho de 2018

**Um filme moderno com diálogos arcaicos não funciona.** Alterar ou mesmo usar material de Shakespeare sempre requer coragem e maturidade. Ele é, apenas, o maior autor em língua inglesa de todos os tempos. Baz Luhrmann teve essa coragem e muito mais, num filme que actualiza a mais famosa história de amor de sempre, trazendo-a até ao nosso tempo, para uma grande cidade do litoral. Isso pode desagradar aos puristas mas não é original e já sucedeu a outras histórias e outros autores. No entanto, o filme tem a característica de manter, quase na íntegra, os diálogos originais de Shakespeare. Confesso que gostei de ouvi-los mas há uma discrepância natural e desagradável entre o texto renascentista e o ambiente urbano retractado: eles discordam um dos outro pela mais óbvia das razões, prejudicando o filme como um todo. Se a ideia era trazer a história para os tempos modernos, a solução natural teria sido actualizar diálogos mas, se a opção fosse manter intacto o texto original, era melhor um filme de época. Misturar os dois conceitos não funcionou. O filme apresenta Leonardo DiCaprio e Claire Danes nos papéis principais. DiCaprio ainda estava a colher os frutos da sua ascensão como "menino bonito do cinema" pós-Titanic, enquanto Danes era uma anónima cara bonita, uma Julieta que queria ser ingénua e jovem. Na verdade, a actriz mostrou muito pouco talento além da sua beleza física, soando sempre pouco convincente e desapaixonada. Harold Perrineau provavelmente nos dá a performance mais controversa aqui, transformando Mercúcio num travesti afro-americano cheio de brilhantina. Pete Postlethwaite esteve muito bem como padre e Miriam Margoyles brilhou no papel de aia. Os cenários são curiosos e cheios de exageros, num estilo entre o "kitsch" e o "noveau-riche". Isso pode ser visto, particularmente, na casa dos Capuleto, que podia ser a mansão de qualquer novo rico, com toda uma decoração fortemente ostensiva e de mau gosto. Esses elementos também são visíveis no mausoléu da família, com velas e cruzes de néon. Ali, Danes e DiCaprio sobressaem pela sobriedade dos seus figurinos. A banda sonora usa sabiamente algumas peças de música clássica, mas isso não casa bem com as peças modernas que foram igualmente usadas.