O Profissional (1994)
Se quiser um trabalho bem feito, contrate um profissional.
Sinopse
Filipe Manuel Neto
Escrita em 17 de Dezembro de 2018**Excelente.** Este foi o primeiro filme de Luc Besson que vi e confesso que fiquei muito impressionado. Antes de ver este filme, ouvi falar bem dele. No entanto, tentei não ter muitas expectativas. O enredo é simples: Léon é um assassino profissional com origens europeias. É bom no que faz. No entanto, a sua vida muda quando salva a vida de uma menina, Mathilda, cujos pais são seus vizinhos e são massacrados por um traficante de drogas que tentaram enganar. A partir de então, tornam-se uma espécie de família disfuncional: ele protege-a e acolhe-a, e ela tenta ser como ele, determinada a vingar a morte do seu irmão de quatro anos, a única pessoa que ela amava. Adorei a história contada pelo filme, cheia de sentimentos e humanidade num universo que parece tudo menos humano: o submundo do crime. Mathilda é uma personagem cheia de contrastes: parece muito nova, mas diz que é adulta e porta-se como tal: pragueja, fuma, bebe - apesar de claramente não estar acostumada a beber - e até se sente atraída pelo seu protector, que é um homem solitário e que quer ficar sozinho, não tendo por ela nenhum vínculo emocional inicial além da piedade. Um homem sofredor, marcado pela vida, que tem uma única e forte ligação com uma planta, a quem cuida amorosamente. As personagens são excelentemente interpretadas por Jean Reno e Natalie Portman, esta última muito longe da fama que a consagraria em filmes como "Cisne Negro" ou "V de Vingança". Confesso que achei o seu desempenho incrível. Gary Oldman trouxe à vida o vilão sádico Stansfield, um homem que tem dois rostos e uma vida secreta mas não sabe como esconder uma personalidade profundamente violenta e cruel. O director parece ser minucioso e fez o filme com muito cuidado e atenção. Os locais de filmagem foram cuidadosamente seleccionados e usados com sabedoria, a fotografia é elegante e usa alguns ângulos de câmara originais e criativos. Da mesma forma, a luz e a cor são usadas de maneira apropriada e não se pode dizer que o filme seja escuro ou sombrio. Os cenários e figurinos são bons e há algum simbolismo na forma como se apresentam (por exemplo, a casa vazia de Leon que, de repente, Mathilda parece encher de vida). A banda sonora, algo estilizada, acompanha bem o tema do filme e o que estamos a ver. Em todos os aspectos, é um filme altamente recomendável para ver e rever.