O Jogador
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O Jogador (1992)

03/04/1992 Comédia, Drama, Mistério, Thriller 2h 4min

72%

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Sinopse

Um executivo de estúdio pressionado por série de fracassos de bilheteria consecutivos começa a receber ameaças anônimas. Obcecado com as mensagens, ele mata o roteirista que acredita ser o responsável e tenta driblar as investigações policiais.

Michael Tolkin

Roteirista, Produtor

Cary Brokaw

Produtor Executivo

David Brown

Produtor

Nick Wechsler

Produtor

Robert Altman

Diretor
Críticas dos Especialistas
Filipe Manuel Neto

Filipe Manuel Neto

Escrita em 9 de Junho de 2024

**Uma obra notável.** Este é um daqueles filmes que resolvi ver sem ter uma noção clara do que ia encontrar. Eu sei que há muitas pessoas que gostam de saber, lêem e até vêm os ‘trailers’ para decidir o que ver, e eu também faço isso moderadamente, mas uma das sensações que mais gosto na experiência cinematográfica é a surpresa, essa sensação de prazer difícil de descrever que acontece quando um filme nos agrada e nos vai surpreendendo. Claro, pode acontecer o oposto, a surpresa ser má e o filme ser uma magnífica porcaria. Acontece! Mas eu creio que vocês entenderam onde eu quero chegar… Robert Altmann não é um director sobre o qual eu saiba muito. Tanto quanto me lembro, eu só vi um filme dele, “Shortcuts”, e não fiquei particularmente impressionado. Porém, acho que qualquer director tem os seus altos e baixos, e não se pode rotular ninguém por um filme ou dois. Neste filme, Altmann surpreende pela positiva, com uma direcção bem cuidadosa e uma atenção aos detalhes que me agradou bastante. A cinematografia é boa, a edição é muito bem feita e o ritmo é bastante agradável, sem momentos mortos. A cena de abertura é uma verdadeira aula de cinema, com quase dez minutos sem cortes e muito movimento da câmara. E ao longo do filme, a sensação que reina é de que somos levados a espreitar, às escondidas, uma história que ninguém quer que se saiba. O roteiro encaixa-se perfeitamente nesta sensação de secretismo, levando-nos através dos bastidores da indústria do cinema pela mão de um produtor arrogante e detestável que se vê alvo de ameaças de morte anónimas. Ele decide interpelar a pessoa de quem suspeita, um argumentista que ignorou durante muitos meses, e acaba por o matar. A partir daí, os espectadores são convidados a segui-lo nas suas tentativas de esconder tudo, juntamente com o próprio estúdio para quem trabalha, que está pouco interessado em escândalos. Isto é, obviamente, um soco no estômago da indústria de Hollywood, onde não faltam pessoas inescrupulosas, arrogantes, pedantes, detestáveis e dispostas a tudo por ambição, e onde a conduta moral dos estúdios nem sempre tem sido a mais impoluta, preferindo ignorar e/ou abafar situações comprometedoras sempre que possível. Com estas características, o filme tinha tudo para causar urticária em muita gente dentro da indústria. Porém, saiu-se surpreendentemente bem, arrecadou muitos elogios, uma boa bilheteira e foi nomeado para três Óscares, continuando a ser, ainda hoje, um filme que é assiduamente exibido em canais de TV especializados em filmes. Se a qualidade técnica e a história inteligente e mordaz são fundamentais, o elenco contribuiu igualmente com a união de talentos de vários actores de renome. Tim Robbins deixa-nos uma das suas obras mais notáveis como actor, com um trabalho consistente e impactante, e é elegantemente acompanhado por Greta Scacchi que, além de resistir à ideia idiota de aparecer nua sem razão alguma, soube interpretar a sua personagem de maneira profunda e polémica. Para além deles, o filme ainda conta com as boas interpretações de Pater Gallagher e Whoopi Goldberg em personagens menores, e com uma verdadeira chuva de ‘cameos’ e aparições breves de actores, argumentistas e outros, no papel deles mesmos, sendo que muitos deles aceitaram doar o salário daquele único dia de filmagem para uma obra social na época. A procissão de notáveis é quase interminável, fazendo deste filme, talvez, o filme americano com mais ‘cameos’ e participações especiais da história do cinema comercial.

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