Metrópolis

Metrópolis (1927)

04/11/1927 Drama, Ficção científica 2h 33min

81%

Avaliação dos usuários

Escrever uma Crítica

Não pode haver compreensão entre as mãos e o cérebro, a menos que o coração atue como mediador.

Sinopse

O futuro ė distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos. Comandados por Freder Fredersen, os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare.

Fritz Lang

Diretor, Roteirista

Erich Pommer

Produtor

Thea von Harbou

Roteirista
Sessões
Encontre uma sessão num cinema perto de você!

Saiba onde assistir Metrópolis

Belas Artes à La Carte
  • Belas Artes à La Carte
Looke
  • Looke
Looke Amazon Channel
  • Looke Amazon Channel
Telecine Amazon Channel
  • Telecine Amazon Channel
Críticas dos Especialistas
Filipe Manuel Neto

Filipe Manuel Neto

Escrita em 23 de Janeiro de 2020

**Um dos filmes mudos mais visualmente atraentes que conheço.** Este é, provavelmente, um dos maiores filmes mudos que já foi feito e um dos grandes clássicos do cinema de antes da Segunda Guerra Mundial. É incrível como, em certo sentido, ainda continua actual e a ter influência em filmes mais recentes ("Elysium" é o nome que me ocorre mais rapidamente agora pois vi-o recentemente, mas há mais). O seu visual futurista teve influência em grande parte dos filmes sci-fi, como "Star Wars", "Star Trek", a série de animação "Futurama" e até o desenho animado "Os Jetsons". Feito com grande qualidade, é um filme cuja cinematografia elegante já nos lembra o visual dos primeiros filmes falados, na década de trinta. Há algum debate académico acerca de este filme pertencer ou não à corrente expressionista. Pessoalmente, acho que tem claras influências expressionistas na história contada, onde a paranóia e a desconfiança face à autoridade são uma constante, mas visualmente não é mais expressionista. A história contada é profundamente distópica e mistura elementos futuristas com alusões bíblicas: Metrópolis é uma enorme cidade futurista comandada por um só homem: Johann Fredersen, que vive na Nova Torre de Babel. Porém, é sustentada por uma imensa quantidade de trabalhadores que, nas profundezas, manejam uma série de máquinas por horas a fio, em condições desumanas. Freder, o filho de Johann Fredersen, resolve tentar pôr cobro a esta injustiça. No filme, além das boas performances de actores como Gustav Fröhlich, Alfred Abel, Rudolf Klein-Rogge e Brigitte Helm, destacam-se os valores de produção. A música é excelente e casa perfeitamente com o filme; os figurinos são bons e os cenários, muito especialmente, são grandiosos. Os efeitos especiais e visuais são bons e funcionam muito bem. A cena da criação da Mulher-Máquina é, particularmente, deslumbrante. A cinematografia utiliza bastante a luz e a sombra e o filme é visualmente muito agradável, um dos mais agradáveis do cinema mudo, na minha opinião.

Críticas dos Usuários

5000 Caracteres Restantes.

Não sabe o que assistir?

Nossa IA analisa seus gostos e sugere filmes e séries que você vai amar! Conhecer Solução