Fargo: Uma Comédia de Erros
No ar Assista Agora
No ar Assista Agora

Fargo: Uma Comédia de Erros (1996)

08/03/1996 Crime, Drama, Thriller 1h 38min

79%

Avaliação dos usuários

Escrever uma Crítica

Muita coisa pode acontecer no meio do nada.

Sinopse

Jerry Lundegaard é um vendedor de carros que se endividou e está desesperado por dinheiro. Ele contrata dois bandidos para sequestrar sua própria esposa e seu sogro o ajuda a pagar o resgate. Tudo acontece como o planejado até o momento em que os bandidos atiram em um policial.

Joel Coen

Diretor, Roteirista

Ethan Coen

Produtor, Roteirista

Eric Fellner

Produtor Executivo

Tim Bevan

Produtor Executivo
Críticas dos Especialistas
Filipe Manuel Neto

Filipe Manuel Neto

Escrita em 8 de Setembro de 2022

**Um excelente filme, se bem que a comédia está tão diluída e é tão sarcástica que não tem piada para a maioria das pessoas.** Quando vi este filme pela primeira vez, há uns anos atrás, não o entendi e aborreceu-me muito. Porém, sempre ouvi falar bem dele, e após ter visto vários filmes dos Cohen de que gostei, eu apercebi-me do potencial do filme e resolvi-me a revê-lo. Fiz isso em boa hora: o filme é melhor do que eu pensei, e eu simplesmente não o soube avaliar como ele merecia. O filme começa por uma nota indicando que se baseia em factos reais. É uma piada, na verdade, pois é inteiramente ficcional. A história, porém, pode basear-se em vários crimes, porque não é nada que já não tenhamos visto nalguns telejornais: um homem que precisa desesperadamente de dinheiro resolve contratar dois criminosos para fingir o rapto da própria esposa e convencer o sogro endinheirado a desembolsar um resgate chorudo. Acontece que, como é muito comum em filmes dos Irmãos Cohen, as coisas não correm como planeado, saem ao controlo do duo de criminosos e pessoas começam a morrer, à medida que as autoridades locais, que praticamente se resumem a uma xerife grávida e alguns colegas, tentam investigar o que se passa. O filme fez enorme sensação entre os críticos e nos festivais. Foi nomeado para vários Óscares, mas só ganhou duas estatuetas (Melhor Roteiro Original e Melhor Actriz). Foi ainda considerado por muitos como o melhor filme dos Irmãos Cohen, consideração altamente relativa, que muito depende do gosto pessoal de quem o afirma. Seja como for, é um bom filme, bastante tenso e dramático, e onde a comédia está na forma brutalmente irónica com que as coisas acontecem. Frances McDormand é uma actriz que merece particular atenção neste filme. Ela não é o tipo de agente da autoridade que esperaríamos ver, porque aparenta uma simpatia e doçura que se coadunam pouco com a aplicação inflexível da lei ou sequer o uso de armas de fogo. Todavia, a personagem dela faz isso e é realmente muito boa a seguir as suas pistas. Outro actor que está de parabéns é Steve Buscemi. Ele dá um enorme desempenho, talvez um dos melhores da sua carreira até ao momento. Ao lado dele, Peter Stormare dá-nos a imagem de um criminoso frio e de poucas falas, que exerce uma violência brutal quando se irrita. William Macy é convincente no papel do vendedor de automóveis, com uma dose excessiva e viscosa de polidez hipócrita e de covardia. Tecnicamente, o filme tem uma excelente cinematografia onde a neve e os tons cinzentos são a tónica dominante. Curiosamente, parece que usaram muita neve artificial no filme a fim de se conseguir o aspecto gélido e inóspito que os directores desejavam. Os cenários e figurinos são muito bons, particularmente o figurino de McDormand e o penteado dela. O filme usa diversos efeitos visuais e especiais muito bons, particularmente nas cenas mais violentas, como aquela onde o assassino tenta desfazer a sua vítima num triturador. A banda sonora tem um dos mais interessantes temas principais da filmografia dos Cohen.

Críticas dos Usuários

5000 Caracteres Restantes.