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Fargo: Uma Comédia de Erros (1996)
Muita coisa pode acontecer no meio do nada.
Sinopse
Filipe Manuel Neto
Escrita em 8 de Setembro de 2022**Um excelente filme, se bem que a comédia está tão diluída e é tão sarcástica que não tem piada para a maioria das pessoas.** Quando vi este filme pela primeira vez, há uns anos atrás, não o entendi e aborreceu-me muito. Porém, sempre ouvi falar bem dele, e após ter visto vários filmes dos Cohen de que gostei, eu apercebi-me do potencial do filme e resolvi-me a revê-lo. Fiz isso em boa hora: o filme é melhor do que eu pensei, e eu simplesmente não o soube avaliar como ele merecia. O filme começa por uma nota indicando que se baseia em factos reais. É uma piada, na verdade, pois é inteiramente ficcional. A história, porém, pode basear-se em vários crimes, porque não é nada que já não tenhamos visto nalguns telejornais: um homem que precisa desesperadamente de dinheiro resolve contratar dois criminosos para fingir o rapto da própria esposa e convencer o sogro endinheirado a desembolsar um resgate chorudo. Acontece que, como é muito comum em filmes dos Irmãos Cohen, as coisas não correm como planeado, saem ao controlo do duo de criminosos e pessoas começam a morrer, à medida que as autoridades locais, que praticamente se resumem a uma xerife grávida e alguns colegas, tentam investigar o que se passa. O filme fez enorme sensação entre os críticos e nos festivais. Foi nomeado para vários Óscares, mas só ganhou duas estatuetas (Melhor Roteiro Original e Melhor Actriz). Foi ainda considerado por muitos como o melhor filme dos Irmãos Cohen, consideração altamente relativa, que muito depende do gosto pessoal de quem o afirma. Seja como for, é um bom filme, bastante tenso e dramático, e onde a comédia está na forma brutalmente irónica com que as coisas acontecem. Frances McDormand é uma actriz que merece particular atenção neste filme. Ela não é o tipo de agente da autoridade que esperaríamos ver, porque aparenta uma simpatia e doçura que se coadunam pouco com a aplicação inflexível da lei ou sequer o uso de armas de fogo. Todavia, a personagem dela faz isso e é realmente muito boa a seguir as suas pistas. Outro actor que está de parabéns é Steve Buscemi. Ele dá um enorme desempenho, talvez um dos melhores da sua carreira até ao momento. Ao lado dele, Peter Stormare dá-nos a imagem de um criminoso frio e de poucas falas, que exerce uma violência brutal quando se irrita. William Macy é convincente no papel do vendedor de automóveis, com uma dose excessiva e viscosa de polidez hipócrita e de covardia. Tecnicamente, o filme tem uma excelente cinematografia onde a neve e os tons cinzentos são a tónica dominante. Curiosamente, parece que usaram muita neve artificial no filme a fim de se conseguir o aspecto gélido e inóspito que os directores desejavam. Os cenários e figurinos são muito bons, particularmente o figurino de McDormand e o penteado dela. O filme usa diversos efeitos visuais e especiais muito bons, particularmente nas cenas mais violentas, como aquela onde o assassino tenta desfazer a sua vítima num triturador. A banda sonora tem um dos mais interessantes temas principais da filmografia dos Cohen.