Donnie Darko
No ar Assista Agora
No ar Assista Agora
No ar Assista Agora

Donnie Darko (2001)

19/01/2001 Drama, Fantasia, Mistério 1h 53min

78%

Avaliação dos usuários

play Reproduzir trailer
Escrever uma Crítica

28 dias, 6 horas, 42 minutos, 12 segundos... é quando o mundo vai acabar.

Sinopse

Quem vê Donnie Darko logo imagina se tratar de um adolescente desajustado. Na verdade, Donnie está à beira da loucura, devido a visões constantes de um coelho monstruoso, que tenta mantê-lo sob a sua sinistra influência. Incitado pela aparição, Donnie tem atuação antissocial, enquanto se submete à terapia, sobrevive às extravagâncias da vida e do romance no colégio e, por acaso, escapa a uma estranha morte devido à queda de um avião. Donnie luta contra os seus demônios, literal e figurativamente, numa intriga de histórias entrelaçadas que jogam com as viagens no tempo, gurus fundamentalistas, predestinação e os desígnios do universo.

Phoef Sutton

Produtor Executivo

Peter Casey

Produtor

Ken Levine

Produtor

Ken Estin

Produtor

Glen Charles

Produtor Executivo

Les Charles

Produtor Executivo

Heide Perlman

Produtor
Críticas dos Especialistas
Filipe Manuel Neto

Filipe Manuel Neto

Escrita em 22 de Janeiro de 2024

**Um filme estranho, com forte impacto visual e um roteiro com teorias mirabolantes, mas que cumpre muito bem o seu objectivo e é agradável de ver.** Vi este filme muito recentemente e tenho de concordar com todos aqueles que lhe colam o rótulo de “estranho” ou “bizarro”. Dirigido e escrito por Richard Kelly, tem por protagonista um jovem Jake Gyllenhaal e oferece-nos uma trama muito complexa onde um jovem adolescente comete vários crimes sob a influência de um amigo imaginário que se veste de coelho. Tudo indica que este jovem é esquizofrénico ou psicótico de alguma maneira, e desenvolveu diversas obsessões encadeadas, mas o filme deixa-nos sempre na dúvida sobre a hipótese de ele estar, de algum modo, certo sobre as coisas que pensa. Há vários filmes que enveredam por roteiros semelhantes, onde a imaginação e a psicopatia quase não se distinguem da realidade (“Clube de Combate”, “O Maquinista”, etc.) e este é talvez um dos mais surrealistas porque nos permite ver, desde o início, que alguma coisa está muito errada. Isso é um bónus para quem gosta deste tipo de filmes porque é fácil manter a nossa atenção. Claro, os menos apreciadores de bizarrias cinematográficas não vão ter grandes motivos para ficar satisfeitos. E se é verdade que, a nível técnico, o filme não apresenta grandes inovações ou é surpreendente, também é verdade que faz tudo de modo muito correcto e sem problemas ou erros demasiado grosseiros. Podemos até dizer que, considerando o orçamento, é um daqueles filmes que parece mais caro do que é. Em adição, temos ainda de referir a bela actuação do elenco, onde cada um parece fazer o que precisa de ser feito com correcção e contenção. Gyllenhaal tem a força e o carisma adequados para a personagem que lhe é destinada e faz um excelente trabalho, e Jena Malone provou ser uma adição inteligente e muito bem ponderada.

Críticas dos Usuários

5000 Caracteres Restantes.