Daunbailó
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Daunbailó (1986)

20/09/1986 Comédia, Crime, Drama 1h 47min

74%

Avaliação dos usuários

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Não é onde você começa - É onde você começa de novo.

Sinopse

Um DJ desempregado, um cafetão amador e um turista italiano desafortunado se encontram na mesma cela prisional por crimes que não cometeram. Juntos, os três planejam sua fuga e logo vão parar nas florestas de Louisiana, sem refúgio à vista.

Jim Jarmusch

Diretor, Escritor

Alan Kleinberg

Produtor

Cary Brokaw

Produtor Executivo

Otto Grokenberger

Produtor Executivo

Russell Schwartz

Produtor Executivo
Críticas dos Especialistas
Filipe Manuel Neto

Filipe Manuel Neto

Escrita em 16 de Novembro de 2023

**Não é um filme para quem procura suspense ou acção, mas é perfeito para quem quer um filme sólido com personagens muito bem desenvolvidas.** Dirigido e escrito por Jim Jarmusch, este filme, obviamente, nunca iria ser um drama de acção carregado de suspense. O director parece preferir algo mais subtil, privilegiando o trabalho da cinematografia, com ângulos de filmagem e enquadramentos muito bons e o uso de bons cenários. É precisamente o que temos neste filme, onde acompanhamos um homem numa história bizarra: ele ficou desempregado, precisa urgentemente de algum dinheiro e aceita um trabalho aparentemente simples. Porém, esse trabalho não era mais do que uma cilada: acusado de um crime que nunca cometeu, vai preso e acaba junto de outro homem injustiçado e de um italiano, que quase não fala inglês, mas que arquitecta um plano de fuga onde os três resolvem cooperar. O ponto forte deste filme é o desenvolvimento das personagens. Nunca está em causa os eventuais crimes que cometeram e as injustiças pelas quais passaram, tudo isso só serve para os colocar aos três naquela cela penitenciária juntos. É aí que o filme realmente se torna melhor e mais interessante, após uma introdução lenta, algo demorada, mas talvez necessária. Cada uma das três personagens principais tem direito ao seu tempo e espaço para se desenvolver e para mostrar o seu carácter, personalidade e modo de agir. Com o tempo e a convivência forçada, e a criação de um plano comum de fuga, eles criam uma ligação de confiança que o filme torna convincente e bastante credível. A nível técnico, os pontos fortes deste filme são a cinematografia a preto e branco, os cenários e figurinos credíveis, um roteiro bastante bem escrito e uma excelente edição. É um filme que não nos toma muito tempo, que vemos rapidamente em menos de duas horas. Não tem uma banda sonora muito notável, mas também não precisa disso. E claro que a direcção de Jarmusch faz um trabalho muito sólido, apesar da certa inexperiência que o director ainda tinha, e que o inclina mais ao experimentalismo do que a qualquer tipo de insegurança evidente. Tom Waits e John Lurie fazem um excelente trabalho com as suas personagens e conseguem, efectivamente, dar resposta positiva aos desafios que lhes são colocados. Porém, é o italiano Roberto Benigni quem mais brilha no elenco. É actualmente um cineasta e actor muito conceituado, mas nesta época não era assim tão conhecido do grande público internacional. Com uma leveza gentil e a criatividade que o caracterizam em quase todo o seu trabalho, o actor domina cada cena onde aparece e é verdadeiramente agradável vê-lo trabalhar aqui, com a sua digníssima esposa, Nicoletta Braschi, que tem um papel menor perto do fim do filme.

Críticas dos Usuários

5000 Caracteres Restantes.