Amazon Prime Video
Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973)
65%
Avaliação dos usuários
Mais ação. Mais aventura.
Sinopse
Tom Mankiewicz
RoteiristaGuy Hamilton
DiretorAlbert R. Broccoli
ProdutorHarry Saltzman
ProdutorJohn Meredyth Lucas
ProdutorEdward K. Milkis
ProdutorGene L. Coon
ProdutorFilipe Manuel Neto
Escrita em 18 de Fevereiro de 2018**Sobrevivendo aos anos Setenta** Dirigido por Guy Hamilton e com roteiro de Tom Mankiewicz, é o oitavo filme da franquia. Neste filme, o primeiro em que Roger Moore encarna o espião, o agente britânico luta contra um barão de drogas americano. A pista eventualmente leva Bond até à Luisiana e a uma ilha fictícia das Caraíbas, San Monique, onde Bond vai enfrentar forças deste mundo e do outro, inspiradas por superstições e crenças como a magia. Para muitas pessoas, este é um dos filmes mais estranhos da franquia devido à quantidade de elementos incomuns do enredo, os quais incluem "blaxploitation", magia, droga, voodoo e superstições. Essas pessoas têm razão. A franquia está a tentar sobreviver a dois factores de perigo: a partida de Sean Connery e a evolução do mundo, com os anos Setenta a trazerem mudanças radicais na audiência. Assim, produtores e roteiristas tentam atrair públicos novos, em particular o público negro, que é atraído não apenas pela inclusão de actores negros no elenco mas, principalmente, pela passagem de Bond em locais associados à cultura afro-americana. As drogas e a magia, por sua vez, estavam na moda não tanto por culpa do perigo do tráfico em si mas devido à ascensão do movimentos hippies, do neo-xamãnismo e de outros movimento contra-culturais. Roger Moore provou que podia exercer o papel, e o agente podia sobreviver a Sean Connery. Na verdade, consegue ser muito mais inglês do que o primeiro actor, mantendo o hábito britânico de não perder a calma e, não importa a gravidade da situação que enfrente, nos brindar com uma piadinha irónica ou um jogo de palavras. Tais notas de humor vão servir como "válvula de escape" do filme e encorajar a produção a inserir outros elementos cómicos, como o xerife J. W. Pepper, que também pode ser visto como uma crítica, dura mas implícita, ao provincianismo e o conservadorismo da sociedade branca dos estados sulistas. Lembre-se, caro leitor, que este filme foi lançado num momento em que a sociedade americana estava em transformação graças à luta por direitos civis por parte dos negros. Nesse filme, a bondgirl foi Jane Seymour, no papel da taróloga Solitaire, e os vilões ficaram a cargo de Yaphet Kotto e Julius Harris, o último no papel de Tee Hee, o homem do braço de metal. Geoffrey Holder personifica o Baron Samedi, personagem do voodoo que entra neste filme estranho, que não deixa lembranças, como muitos filmes dos anos Setenta. Não colocaria este filme como o pior da franquia, até porque ajudou Bond a adaptar-se a uma nova era, mas também está longe de ser brilhante. Para a posteridade fica o bom desempenho de Moore e a música de introdução, de Paul McCartney, que receberia, anos depois, uma nova vida através de um famoso cover dos Guns N'Roses.
5000 Caracteres Restantes.