O TĂșnel Do Tempo
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O TĂșnel Do Tempo (1966)

09/09/1966 ‱ Action & Adventure, Drama, Sci-Fi & Fantasy ‱

76%

Avaliação dos usuårios

SĂ©rie (30) EpisĂłdios...

Sinopse

The Time Tunnel (no Brasil, O TĂșnel do Tempo) Ă© um seriado de TV realizado por Irwin Allen nos anos de 1960, que mostrava as viagens no tempo de dois cientistas: Robert Colbert, como Doug Phillips, e James Darren, como Tony Newman. Dois cientistas de um projeto do governo norte-americano que produz uma mĂĄquina do tempo, se perdem no tempo e sĂŁo monitorados por uma equipe que permanece no laboratĂłrio e os acompanham em seus deslocamentos de vĂĄrias Ă©pocas, atravĂ©s de imagens que recebem pelo equipamento chamado de TĂșnel do Tempo.

CrĂ­ticas
Filipe Manuel Neto

Filipe Manuel Neto

Escrita em 28 de Maio de 2022

**“Are you talking to me?!”
** Este filme Ă© um marco do cinema, e associa de modo elegante uma boa histĂłria, bons actores, um director excepcional e uma execução tĂ©cnica recheada de talento e de notas artĂ­sticas bem conseguidas. Um filme perfeito? Talvez nĂŁo
 mas andou perto! O filme decorre em Nova Iorque durante um VerĂŁo dos anos Setenta. A cidade Ă© distĂłpica, feia e suja de todas as formas: o lixo omnipresente, a amoralidade que domina, as personagens do meio marginal, a deturpação da sexualidade, a normalização da prostituição e da pornografia, a violĂȘncia e o crime que pontualmente nos surgem. Em meio a isto, Travis Bickle, um veterano da guerra do Vietname que vive uma existĂȘncia infeliz num apartamento imundo, ganha a vida como taxista do turno da noite. Homem solitĂĄrio e deprimido, ele reprime interiormente a sua angĂșstia, amargura e os pensamentos de violĂȘncia que o assaltam, atĂ© que um amor platĂłnico por uma mulher endeusada redunda num desgosto que o leva a um desfecho dramĂĄtico e brutal, onde irĂĄ decidir o destino de uma jovem prostituta menor que, por casualidade, cruza a sua vida. Eu poderia falar bastante sobre este filme, porque Ă© um daqueles filmes que vale a pena ver com atenção para vermos todos os pequenos detalhes. As roupas sensuais das prostitutas, as vestes extravagantes dos homens, traficantes e proxenetas, o ambiente sujo e desorganizado do apartamento do protagonista, o detalhe simbĂłlico da queima das flores ou aquela cĂąmara que, deixando do protagonista ao telefone com o seu interesse amoroso, mostra um corredor tĂŁo vazio e desolador quanto a vida pessoal dele. Martin Scorsese dĂĄ-nos um dos seus trabalhos de maior mestria, com uma execução impecĂĄvel e um magnĂ­fico senso de estĂ©tica e gosto. O elenco conta com vĂĄrios nomes bem conhecidos e talentosos, mas Ă© Robert De Niro que faz o filme funcionar. Com um desempenho poderoso, carismĂĄtico, brutalmente intenso e acutilante, o actor consegue um dos trabalhos mais significativos da sua carreira, um autĂȘntico cartĂŁo de visita que lhe abrirĂĄ muitas portas e ajudarĂĄ a tornĂĄ-lo num dos actores consagrados e icĂłnicos da segunda metade do sĂ©culo XX. Igualmente marcante, uma Jodie Foster extremamente jovem e bonita equilibra-se, harmoniosa e paradoxalmente, entre a doçura pueril da sua personagem e a dureza, desumanidade e vĂ­cio do mundo onde ela habita. Harvey Keitel Ă© excelente no papel de um proxeneta de adolescentes e Cybill Shepherd, apesar de estar numa personagem efĂ©mera e extremamente endeusada, cumpre maravilhosamente com o seu papel. AtĂ© Scorsese resolve aparecer, num cameo com um diĂĄlogo aparentemente estĂ©ril, mas que coloca as armas na mente do protagonista, como uma mensagem subliminar. Tecnicamente, o filme Ă© extraordinĂĄrio. Pessoalmente, se eu fosse um estudante de cinema, eu sinto que teria obrigação de ver este filme com olhar de estudante, observando os detalhes e as opçÔes tĂ©cnicas, artĂ­sticas e estilĂ­sticas adoptadas. Nada Ă© impensado, desde os anĂșncios de nĂ©on ao deslavar das cores na cena do tiroteio, que Ă© uma das trocas de tiros mais bombĂĄsticas e graficamente violentas feitas atĂ© entĂŁo. A cinematografia Ă© incrĂ­vel, o trabalho de filmagem foi executado com perfeição, os cenĂĄrios e figurinos sĂŁo realmente muito bem executados. Com poucos efeitos, a qualidade destaca-se. A banda sonora Ă© excelente, atmosfĂ©rica e poderosa, e foi a Ășltima a ser composta por Bernard Herrmann, o qual faleceria ainda antes do lançamento do filme, que de resto lhe foi dedicado.