Uma Noite Sobre a Terra
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Uma Noite Sobre a Terra (1991)

12/12/1991 Comédia, Drama 2h 8min

75%

Avaliação dos usuários

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Cinco taxis. Cinco cidades. Uma noite.

Sinopse

Cinco taxistas pelo mundo têm encontros marcantes ao longo de uma noite agitada. Em Los Angeles, uma caça-talentos decide que sua taxista deveria estrelar seu próximo filme. Em Roma, um motorista descrente encontra um bispo morto no banco de trás. Em Paris, uma bela jovem cega distrai seu taxista.

Críticas
Filipe Manuel Neto

Filipe Manuel Neto

Escrita em 13 de Dezembro de 2023

**Resumindo, as cidades à noite são bonitas e os taxistas geralmente conduzem mal.** Este filme concentra as suas atenções em cinco curtas histórias que aconteceram quase à mesma hora e na mesma noite a cinco taxistas de cinco cidades: Los Angeles, Nova Iorque, Paris, Roma e Helsínquia. Dirigido e escrito por Jim Jarmusch, não é um filme pretensioso, muito pelo contrário, e faz o que os filmes devem fazer: entreter-nos com cinco boas histórias. Obviamente, sendo Jarmusch, essas histórias abordam muito o lado mais humano de personagens comuns. Acerca das histórias contadas pelo filme, podemos resumi-las numa mensagem que não irá agradar aos taxistas: neste filme, eles conduzem terrivelmente mal e dificilmente se revelarão competentes no seu trabalho. A história ambientada em Los Angeles talvez seja a mais desinteressante porque, de facto, nada acontece a não ser a viagem de táxi. Também não gostei muito da história ambientada em Paris, afinal nenhuma daquelas personagens se mostrou minimamente simpática, eram todos muito idiotas. As restantes são melhores: a história ambientada em Nova Iorque é bastante comovente e mostra o lado mais humano e compreensivo de um rabugento (parece que eles são todos assim) nova-iorquino; já em Roma, temos um espirituoso taxista que resolve aproveitar a corrida com um padre para lhe confessar os seus mais escabrosos pecadilhos de alcova; em Helsínquia, por fim, está um taxista sofrido a contar as suas amarguras a três passageiros bêbados. Tudo bem, o filme não é propriamente o mais interessante e o mais apelativo, não tem um roteiro chamativo e as histórias contadas não são sequer nada de brutalmente interessante, mas a verdade é que o filme, com um estilo de comédia muito bizarro, funciona. E para isso contribuem muito os actores, bastante bem seleccionados. Apesar de não ter gostado do segmento onde surge, Winona Ryder é bastante competente no seu papel e deixa-nos uma sensação muito agradável. Giancarlo Esposito e Armin Mueller-Stahl também não nos deixam decepcionados porque ambos interagem maravilhosamente bem e criam uma dinâmica de trabalho muito boa. Roberto Benigni é virtualmente ele mesmo, quem já se sentir familiarizado com o estilo e o humor deste singular actor italiano não encontrará grandes surpresas aqui. Matti Pellonpaa cumpre com o que precisa fazer, mas movimenta-se num registo mais discreto que qualquer colega seu. Pela negativa, achei Rosie Perez perfeitamente irritante e histriónica, Gena Rowlands é excessivamente pedante mesmo não sendo essa a sua intenção, Beatrice Dalle é rude e antipática, Isaach De Bankolé não tem qualquer interesse e parece, por vezes, estúpido no seu diálogo e nas suas atitudes. Tecnicamente, o filme transpira série B por todos os poros: a cinematografia não revela qualquer detalhe além da mediania, mas o que faz é bem feito; os efeitos visuais e de som são eficazes, mas igualmente discretos; os táxis parecem realmente ser veículos fidedignos e não adereços de teatro puxados por um qualquer reboque, como por vezes acontece. As paisagens urbanas nocturnas, com as suas luzes e néon (ainda estava muito na moda) são tudo aquilo que nós esperávamos e são bonitas, mas não são aquela beleza que nos faria ficar a olhar em êxtase. Gostei de observar o uso das várias línguas nas várias localizações onde tudo acontece. Os efeitos dos relógios e o globo funcionam muito bem, mas parecem bastante baratos na sua essência. Contudo, o que tenho de considerar mau e sem esperança de salvação é a banda sonora irritante, que parece debochar do próprio filme.