Disney Plus
Romeu + Julieta (1996)
Meu único amor surgiu do meu único ódio.
Sinopse
Filipe Manuel Neto
Escrita em 26 de Junho de 2018**Um filme moderno com diálogos arcaicos não funciona.** Alterar ou mesmo usar material de Shakespeare sempre requer coragem e maturidade. Ele é, apenas, o maior autor em língua inglesa de todos os tempos. Baz Luhrmann teve essa coragem e muito mais, num filme que actualiza a mais famosa história de amor de sempre, trazendo-a até ao nosso tempo, para uma grande cidade do litoral. Isso pode desagradar aos puristas mas não é original e já sucedeu a outras histórias e outros autores. No entanto, o filme tem a característica de manter, quase na íntegra, os diálogos originais de Shakespeare. Confesso que gostei de ouvi-los mas há uma discrepância natural e desagradável entre o texto renascentista e o ambiente urbano retractado: eles discordam um dos outro pela mais óbvia das razões, prejudicando o filme como um todo. Se a ideia era trazer a história para os tempos modernos, a solução natural teria sido actualizar diálogos mas, se a opção fosse manter intacto o texto original, era melhor um filme de época. Misturar os dois conceitos não funcionou. O filme apresenta Leonardo DiCaprio e Claire Danes nos papéis principais. DiCaprio ainda estava a colher os frutos da sua ascensão como "menino bonito do cinema" pós-Titanic, enquanto Danes era uma anónima cara bonita, uma Julieta que queria ser ingénua e jovem. Na verdade, a actriz mostrou muito pouco talento além da sua beleza física, soando sempre pouco convincente e desapaixonada. Harold Perrineau provavelmente nos dá a performance mais controversa aqui, transformando Mercúcio num travesti afro-americano cheio de brilhantina. Pete Postlethwaite esteve muito bem como padre e Miriam Margoyles brilhou no papel de aia. Os cenários são curiosos e cheios de exageros, num estilo entre o "kitsch" e o "noveau-riche". Isso pode ser visto, particularmente, na casa dos Capuleto, que podia ser a mansão de qualquer novo rico, com toda uma decoração fortemente ostensiva e de mau gosto. Esses elementos também são visíveis no mausoléu da família, com velas e cruzes de néon. Ali, Danes e DiCaprio sobressaem pela sobriedade dos seus figurinos. A banda sonora usa sabiamente algumas peças de música clássica, mas isso não casa bem com as peças modernas que foram igualmente usadas.