O Profissional (1994)
Se quiser um trabalho bem feito, contrate um profissional.
Sinopse
Filipe Manuel Neto
Escrita em 17 de Dezembro de 2018**Excelente.** Este foi o primeiro filme de Luc Besson que vi e confesso que fiquei muito impressionado. Antes de ver este filme, ouvi falar bem dele. No entanto, tentei nĂŁo ter muitas expectativas. O enredo Ă© simples: LĂ©on Ă© um assassino profissional com origens europeias. Ă bom no que faz. No entanto, a sua vida muda quando salva a vida de uma menina, Mathilda, cujos pais sĂŁo seus vizinhos e sĂŁo massacrados por um traficante de drogas que tentaram enganar. A partir de entĂŁo, tornam-se uma espĂ©cie de famĂlia disfuncional: ele protege-a e acolhe-a, e ela tenta ser como ele, determinada a vingar a morte do seu irmĂŁo de quatro anos, a Ășnica pessoa que ela amava. Adorei a histĂłria contada pelo filme, cheia de sentimentos e humanidade num universo que parece tudo menos humano: o submundo do crime. Mathilda Ă© uma personagem cheia de contrastes: parece muito nova, mas diz que Ă© adulta e porta-se como tal: pragueja, fuma, bebe - apesar de claramente nĂŁo estar acostumada a beber - e atĂ© se sente atraĂda pelo seu protector, que Ă© um homem solitĂĄrio e que quer ficar sozinho, nĂŁo tendo por ela nenhum vĂnculo emocional inicial alĂ©m da piedade. Um homem sofredor, marcado pela vida, que tem uma Ășnica e forte ligação com uma planta, a quem cuida amorosamente. As personagens sĂŁo excelentemente interpretadas por Jean Reno e Natalie Portman, esta Ășltima muito longe da fama que a consagraria em filmes como "Cisne Negro" ou "V de Vingança". Confesso que achei o seu desempenho incrĂvel. Gary Oldman trouxe Ă vida o vilĂŁo sĂĄdico Stansfield, um homem que tem dois rostos e uma vida secreta mas nĂŁo sabe como esconder uma personalidade profundamente violenta e cruel. O director parece ser minucioso e fez o filme com muito cuidado e atenção. Os locais de filmagem foram cuidadosamente seleccionados e usados ââcom sabedoria, a fotografia Ă© elegante e usa alguns Ăąngulos de cĂąmara originais e criativos. Da mesma forma, a luz e a cor sĂŁo usadas de maneira apropriada e nĂŁo se pode dizer que o filme seja escuro ou sombrio. Os cenĂĄrios e figurinos sĂŁo bons e hĂĄ algum simbolismo na forma como se apresentam (por exemplo, a casa vazia de Leon que, de repente, Mathilda parece encher de vida). A banda sonora, algo estilizada, acompanha bem o tema do filme e o que estamos a ver. Em todos os aspectos, Ă© um filme altamente recomendĂĄvel para ver e rever.